Quantas estrelas têm os contactos que a sua empresa faz com os clientes?

Imagine que tem mil clientes e esses clientes são contactados pela sua empresa em média 24 vezes por ano, seja pelos comerciais, o apoio ao cliente, as cobranças ou outros departamentos. Isso quer dizer que faz 24.000 contactos por ano, 2.000 contactos por mês e 90 contactos por dia, em média.
Agora imagine que para cada um destes contactos os clientes só disponibilizam 5 minutos do seu tempo e não existe nenhum contrato de fidelização com os clientes.
Este cenário indica que a tomada de decisão de compra por parte do cliente é baseada em 5 minutos e que o sucesso da empresa depende também do sucesso de cada um destes contactos.
Se os 5 minutos de cada contacto forem “5 estrelas” a empresa terá 24.000 razões para alcançar os seus objectivos, no entanto, se cada contacto for “1 estrela” a empresa poderá ter 24.000 frustrações.

Um dos factores críticos de sucesso desta empresa passa por fazer excelentes contactos em tempo reduzido.

Está testado e medido que os primeiros segundos de qualquer contacto condicionam o futuro dessa mesma relação.
Também é verdade que as decisões de compra que os clientes tomam estão balanceadas em 20% de razão e 80% na emoção.
Todos sabemos que quando nos preparamos para uma tarefa temos maiores garantias de ser bem sucedidos.
Conhecer bem a empresa como os produtos torna-se uma ferramenta indispensável na arte de solucionar necessidades dos clientes.

Adequar e treinar o tempo, atitude e conteúdos de cada apresentação da empresa de acordo com a realidade de cada sector pode ser a chave para aumentar significativamente os resultados.

Quantas estrelas têm os contactos que a sua empresa faz?

Quanto tempo passa em média com cada cliente?

As visitas aos clientes são preparadas e estruturadas?

Qual o treino que os elementos da sua empresa têm para preparar este tipo de tarefas?

Como está a atitude da sua equipa?

Como se apresenta cada elemento?

Qual o nível de conhecimento do produto?

Qual a autonomia para a tomada de decisões da sua equipa quando estão com clientes?

Os seus elementos sabem identificar todos os sinais de compra?

O Marketing pessoal é fundamental para o sucesso das empresas. É este tipo de Marketing que muitas vezes torna credível para os clientes, o restante marketing-mix. A consistência à muito que faz parte, inconscientemente, do processo de tomada de decisão.

Prepare, treine e avalie a sua equipa e/ou processos e não se esqueça que para muitas empresas, alcançar objectivos traduz-se na melhoria continuada dos factores críticos de sucesso.

Add Comment