O Cliente no eBay tem sempre razão?

O cliente numa loja tem sempre razão, mesmo que não a tenha.
Agora na Internet onde os feedback negativos poderam ficar afixados para sempre…
a resposta é ‘sim’. De fato, a resposta é “SIM!” – Sim, o maior sim que ouviu. Claro que o cliente tem sempre razão. Se quiser ser um vendedor do eBay bem sucedido, deve fazer o possívele o impossível para se certificar que cada um dos seus clientes estão 100% satisfeitos, por muito tempo ou dinheiro que isso lhe possa custar.

Um cliente insatisfeito irá deixar feedback negativo e feedback negativo, deve ser evitado a todo custo. Esse pedaço de um feedback negativo vai lhe custar sempre mais do que teria se lidasse com a reclamação, independentemente do valor dos itens que vende. Deve considerar qualquer feedback positivo em percentuais abaixo de 100% um absoluto desastre, e um fracasso pessoal de sua parte.

Mas o quê se……

Mas nada! Não há nenhuma situação em que você, como vendedor, deve entrar em qualquer disputa com um comprador.
Aqui estão algumas situações comuns e como lidar com elas.

Dizem que o item não chegou

educadamente pedir ao comprador que espere mais alguns dias para ver se chega, e depois que lhe envie um novo um e-mail se ainda não tiver chegado. Se ainda não tiver chegado, você deve assumir que de alguma forma foi perdido no correio e oferecer enviar uma substituição, caso a tenha, ou em caso contrário restituir o seu valor. Não, não me importa o quanto lhe irá custar. Está empenhado a sério a vender no eBay, ou não?

O item foi danificado no correio

Deve oferecer se a substituí-lo ou tomá-lo de volta para uma restituição, sem hesitação.

Dizem que o item não coincide com a descrição

Resista à vontade enviar um e-mail de volta com o “sim corresponde, você simplesmente não leu a descrição adequadamente”.
Retome o item para uma restituição, e edite a sua descrição, caso necessário, para esclarecer qualquer ponto confuso.

Tenho certeza que já está a ver um padrão. Oferecendo uma restituição fará que quase todos os problemas desaparecem, e realmente vai lhe custar menos no longo prazo. Lembre-se de um pedaço de feedback negativo vai ficar consigo para sempre, enquanto que uma classificação 100% positiva é como possuir uma barra de ouro puro.

Deve tratar sempre das queixas dos clientes antes que eles se queixem no eBay – na verdade, você deve enviar lhe sempre um e-mail prévio para perguntar se eles têm alguma queixa. Passar pelo processo de disputa é morosa, reflecte muito mal sobre si e é perfeitamente desnecessário.

Ainda não convencido? Acha que isso só funciona com itens baratos?

Bem, você verá, quanto mais elevado o preço dos itens que irá vender, mais a sua reputação irá aumentar. Vamos dizer que estava a vender itens no valor de $10.000 por semana, por exemplo, e fazer um lucro global de $1000 por semana. Poderia pensar que um reembolso a um cliente de $1000 seria uma tragédia, que perderia toda a sua semana de lucro.
É muito melhor ver o caso desta forma:
se não der essa restituição, então não apenas vai perder os lucros da próxima semana, mas provavelmente vai perder o de algumas semanas “após essa”.
Agora qual a opção que lhe parece melhor?

Não posso sublinhar suficientemente bem a importância de realmente acreditar que o cliente tem sempre razão. Mas tentar arranjar desculpas para as queixas não é a única coisa que você precisa evitar. Há um grande número de armadilhas que precisa de evitar se não quiser matar o seu negócio, mesmo antes de o ter iniciado correctamente. Mas não se esqueça, no eBay o cliente tem sempre razão.

Add Comment