Equipa ZEN, Empresa ZEN = Sucesso para o século XXI

A sua equipa está ZEN?

Se não está, vai ser complicado atingir o sucesso em no século XXI!

Com toda a turbulência que vivemos diariamente, um dos maiores desafios é colocar as equipas em ponto ZEN. Ou seja, relaxadas, concentradas, alinhadas com os objectivos, mas ao mesmo tempo dinâmicas, conhecedoras das suas funções, metas, papéis e acções.
O importante é manter a concentração, mesmo com a rotina caótica de cada dia, e não se deixar abalar pelo desânimo, pelos problemas, nem pelas vitórias!

A existência de um caminho a seguir e de acções definidas ajuda, mas muitas vezes temos de trabalhar um pouco em termos de comportamento perante as situações e apoiar a criação de equipas ZEN através de várias técnicas.
Acreditamos que a capacidade de concentração é uma competência que conseguimos treinar e melhorar, não tem de ser inata.

Quer conhecer 9 passos para melhorar a sua capacidade de concentração e a da sua equipa, sejam quais forem as circunstâncias?

1. Ligar-se emocionalmente à tarefa

Um domador de animais não tem qualquer problema em concentrar-se, pois a sua vida está em jogo se cometer um erro. Quando não estamos apaixonados pelo que fazemos, a nossa mente tende a vaguear. A vida profissional obriga-nos a fazer muitas vezes coisas de que não gostamos particularmente, por isso, nessa altura, pense nas maiores implicações na sua vida da tarefa que tem em mãos.

2. Mapear a energia

Os seus níveis de energia não são os mesmos ao longo do dia. Saiba quando está em “alta” e utilize esse tempo para efectuar tarefas que necessitem de uma maior concentração

3. Remover quebras no seu trabalho

Desde as revistas, os e-mails que não são de trabalho, os alertas de mensagem, enfim, tudo o que o possa distrair quando tem de estar concentrado. O trabalho pessoal e de equipa rende muito mais se não houver estímulos externos de distracção e é feito de modo mais produtivo e eficaz.

4. Treinar para não ceder à tentação

É muito fácil distrairmo-nos quando alguém nos chama, entra no gabinete ou fala alto… e a nossa mente desvia-se da linha de pensamento. Por outro lado, quando está reunido com alguém, esteja focado no que está a ser dito… oiça!

5. Decidir o tempo de cada tarefa

Programar o tempo de duração de cada tarefa ou acção ajuda-o a estar concentrado durante um determinado intervalo de tempo, sem ceder a divagações. Se for necessário, arranje um temporizador.

6. Relaxar ou meditar

Melhora consideravelmente a sua capacidade de controlar os pensamentos. Comece por focar-se na sua respiração, todos os dias, durante 5 minutos por dia. Depois passe a 20 minutos durante o dia, repartido por 4 vezes. Deixe a sua mente divagar por onde bem entender e não a force a pensar.

7. Fazer algumas pausas

Ninguém consegue estar em pico de atenção durante um dia inteiro. Fazer pequenas pausas ao fim de cada 50 a 60 minutos, alterar a posição na cadeira, esticar as costas, ajuda a oxigenar o cérebro e a aclarar as ideias.

8. Ser sincero

Se o seu problema de falta de concentração é crónico, então seja justo consigo e reveja as suas funções e a sua capacidade de as executar de modo produtivo. Poderá estar na posição errada da organização e precisar de abraçar um desafio diferente.

9. Celebrar cada vez que conseguir estar ZEN

Estas dicas podem ser aplicadas a qualquer pessoa dentro da equipa e muito do nosso trabalho consiste em garantir que isso acontece, mas, acima de tudo, que é possível medir o resultado da implementação de uma filosofia mais ZEN.

Add Comment