Como vender nichos de produtos numa cidade pequena

Como é referido no livro “a Cauda Longa” de Chris Anderson, os negócios de nicho são dos mais lucrativos.

Vender um produto muito específico, (quase à medida do cliente) é um grande negócio.
Mas um negócio deste tipo fora da Internet numa cidade pequena tem o problema de ter poucos clientes, portanto tem de se conseguir conquistar os clientes todos da zona.

Como conquistar todos os poucos clientes e ganhar dinheiro numa cidade pequena com um nicho?

Ter uma loja onde passa muitas pessoas, ou melhor onde passam quase todas as pessoas da cidade, é a solução. Mas esta solução normalmente é muito cara, mesmo numa pequena cidade as lojas do centro da cidade têm normalmente custos muito elevados.

Então o que podemos fazer para o nicho ser rentável?

Podemos abrir uma loja de referência num local em que o custo benefício não seja muito mau, e montar vários stands de promoção dos produtos nos centros comerciais á volta da loja do nicho.
Desta forma dá-se a conhecer os produtos do nicho que se está a trabalhar, e assim consegue-se conquistar a grande maioria das pessoas que estão interessadas nos produtos do nicho.

Os stands de promoção dos produtos de nicho são aqueles stands ou bancas que vemos nos centros comerciais das operadoras de telemóveis, Internet, Cartões de Crédito, automóveis, etc.

Para se compreender melhor isto vejamos porque é que um stand de automóveis põe os seus carros dentro dos centros comerciais.

Sai muito mais barato meter um carro no Centro comercial de que abrir lá um Stand de Automóveis. Por isso é que vemos muitas vezes carros dentro dos centros comerciais do nosso país.
E o carro que é lá colocado normalmente são carros para um determinado nicho, raramente se vê os carros mais vendidos nas galerias dos centros comerciais a serem promovidos. Reparem que quando está na galeria de um centro comercial um carro “top seller”, normalmente é um concurso do centro e não uma promoção de uma marca ou stand de automóveis.

Com esta estratégia, pode-se ter apenas uma loja âncora, e dar o nicho a conhecer às pessoas de uma região e não estar apenas confinado á cidade onde se tem a loja.

One Response

  1. clube de autores Segunda-feira, 30 Novembro -0001

Add Comment